Olá! Como todo mundo que acompanha o blog já sabe, vos escrevo do outro lado do mundo nesse exato momento. Há uns meses atrás decidi que iria fazer algo diferente, que até então eu só havia ouvido falar: me voluntariei para trabalhar em um hostel na Islândia, em troca de hospedagem e alimentação. A princípio, eu tinha dois lugares em mente: ou a Islândia, ou as Ilhas Faroe. Mas, como todo mundo já percebeu, aqui prevalece uma paixão avassaladora pela Islândia, então, como era de se esperar, ela foi a escolhida.
Mas vamos ao que interessa: COMO EU CONSEGUI FAZER ISSO?
Bom, como já falamos aqui e como vários blogs de viagens mostram todos os dias, há várias opções para aqueles que querem viajar gastando pouco. A visão que a maior parte dos brasileiros tem em relação à viagens é que uma pessoa que sonha em viajar precisa desembolsar altas quantias para custear passagens, hotéis e passeios e essa visão pode ser bem ultrapassada. Veja bem: viajar não é só pra gente rica. Viajar não requer altas quantias no bolso. Viajar barato é possível e para isso é preciso não só planejamento, mas abrir mão de alguns confortos que pacotes pagos garantem. E muita pesquisa também.
E foi pesquisando na internet que eu encontrei o Workaway.
O QUE É WORKAWAY?
Tecnicamente, o Workaway é uma rede social criada para proporcionar trocas entre pessoas que precisam de ajuda ao redor do mundo e pessoas que precisam de estadia. Ou seja: você ajuda pessoas ao redor do mundo com trabalho e em troca ganha alimentação e hospedagem. Dessa forma você conhece pessoas do outro lado do mundo e viaja com baixo custo e os anfitriões ganham a ajuda que precisam sem nenhum custo adicional.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
1. Você terá a oportunidade de ajudar pessoas ao redor do mundo
2. Você aprenderá uma nova língua ou dará aquela repaginada no inglês
3. Você irá interagir com novos costumes e novas culturas
4. Você terá a chance de aprender novas funções e habilidades e poderá usar isso para novas oportunidades de emprego
5. Você fará novas amizades
6. Você não terá nenhum gasto com alimentação e hospedagem.
COMO FUNCIONA?
1. O cadastro tem custo baixo e é válido por dois anos.
2. Após a confirmação do pagamento, preencha todos os dados do seu perfil (fotos aumentam suas chances)
3. Após editar seu perfil, selecione 2o países que você gostaria de conhecer e encontrar trabalho voluntário, assim, o site irá buscar oportunidades apenas nos países selecionados
4. Você irá encontrar centenas de oportunidades diferentes, entre elas: ajudar como guia de turismo, babá, pintura de casas, ajudar em fazendas, ajudar em jardins, em construções, em serviços domésticos, café e até hostels, como foi o meu caso.
5. Após encontrar o trabalho e anfitrião de sua preferência, envie uma mensagem contando o porquê você quer trabalhar para ele e falando sobre você.
6. Se o anfitrião te responder, combine com ele os dias de sua viagem e todos os arranjos.
7. Faça as malas e boa viagem!
Em menos de um mês, consegui organizar tudo e realizar esse sonho. Estou trabalhando com algo que eu nunca tinha feito antes e pra ser sincera, não esperava que eu fosse gostar tanto! Os horários são flexíveis (cerca de 5 horas por dia) e tenho dois dias de folga na semana.
É importante lembrar que, para viajar pelo Workaway, é necessário estar com o passaporte em dia e conferir se para entrar no país escolhido não é preciso visto. Ficarei aqui por três meses porque é o prazo máximo que um brasileiro pode ficar aqui sem visto. Para isso, confira no site do Itamaraty.
Há outras plataformas que disponibilizam esse tipo de troca, como o Helpx, WWOOF, Peace Corps e United Nations.
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
10 formas geniais de viajar o mundo com pouco dinheiro
Hospedagens que não pesam no bolso
7 dicas para economizar em uma viagem pela Europa
Meal Sharing: refeições gratuitas
Deixe seu cometário