Wanderlust #9 Jordânia

Assim como na semana passada, o país dessa semana também pertence ao continente asiático, mais precisamente no Oriente Médio. A Jordânia é considerada um dos países mais pacíficos e conciliadores daquela região, visto que faz divisa com países como a Síria, Israel, Iraque, Arábia Saudita e a Palestina.

O país nem sempre foi pacífico como é hoje. Seu passado é repleto de conflitos, que envolveu desde a independência das mãos dos britânicos em 1946 até briga territorial com Israel pelo território da Cisjordânia, que acabou em um acordo de paz em 1994.

CURIOSIDADES

Capital: Amã

Língua oficial: Árabe

Moeda: Dinar Jordano

Área: 89,342 km²

População: 5.924,000 hab

Cerca de 92% da população é muçulmana sunita.

É possível atravessar a Jordânia de carro, de norte a sul, em apenas seis horas.

Brasileiros precisam tirar visto para entrar no país, além de ter o passaporte com prazo de validade superior a seis meses.

A maior atração do país é o parque arqueológico de Petra, que fica na cidade de Wadi Musa. Wadi Musa significa “vale de Moisés”.

Uma das cidades mais interessantes (no nosso ponto de vista) é Jerash. As ruínas romanas que existem pela cidade provam que ela também foi dominada pelo Império Romano no passado.

A Jordânia é uma monarquia, com um rei (Abdulah II) e um primeiro ministro (Abdulah Ensour). Lembram da rainha Rania? Pois então, ela é mulher do rei Abdulah II.

As mulheres, no país, não são obrigadas a usar o hijab (o véu que as muçulmanas usam).

Petra, o tesourou da país, começou a ser habitada a mais de 9 mil anos atrás e só se tornou famosa no mundo ocidental graças a um europeu chamado Jean Louis Burckardt, que, em 1812, para conseguir chegar até a cidade, usou o nome de Sheikh, Ibrahim Ibn Abdallah.

Há uma lenda que afirma que Arão, irmão de Moisés, está enterrado próximo à cidade de Petra, motivo pelo qual há um lugar na região chamado “Monte de Arão”.

Não existem vôos diretos do Brasil para lá, portanto é necessário fazer escalas em capitais européias.

Confira as imagens a seguir:

Imagens: ideasworld.org/downtowntraveller.com/roughguides.com/Lonely Planet/National Geographic

 

Destaques,Dicas,Wanderlust Bruna Sturzbecher 06 abr 2015

Deixe seu cometário