bran-castle.com

Wanderlust #5 Romênia

Semana passada, nosso programa de sexta a noite foi sentar no sofá pra assistir ao Globo Repórter, pois a matéria era sobre esse país que nós morremos de vontade de conhecer: a Romênia. Sempre falávamos dela e os motivos que nos fazem gostar tanto desse país vão desde a cultura cigana até as lendas do Conde Drácula.

National Geographic

National Geographic

A Romênia é considerada um dos países mais pobres da Europa. Situada no leste europeu, o país tem o mesmo tamanho do estado de São Paulo e não faz parte da União Européia. Apesar da pobreza, o país está entre os cinco maiores produtores de ouro do mundo.

National Geographic

National Geographic

CURIOSIDADES

Capital: Bucareste

População: 22.246,863

Área: 238.391 km²

Língua: Romeno

Moeda: Leu Romeno (RON)

As igrejas da Romênia possuem uma arquitetura única, pois são feitas todas de madeira e são consideradas as igrejas de madeiras mais altas do mundo.

yhs.tv

yhs.tv

O cemitérios de Sapanta possui lápides coloridas, feitos por artesãos especializados. Na lápide ficam registradas os momentos da vida de cada pessoa, incluindo piadas e anedotas, pois eles acreditam que a morte é o início da vida e nada melhor do que começar a vida feliz.

buzzfeed.com

buzzfeed.com

A Romênia possui uma das maiores concentrações de ursos pardos da Europa, tendo em seu território, mais de 8 mil deles. Observá-los em seu habitat tem feito parte do roteiro de muitos turistas.

trofea.ro

trofea.ro

Cerca de 96% da população é cristã, onde a maioria é ortodoxa

O país ficou famoso por ser considerado terra dos vampiros e tudo isso por causa do Conde Drácula, o personagem do livro de Bram Stoker que foi inspirado em um líder romeno, Vlad Tepes, conhecido pela perversidade com que tratava seus inimigos. Por esse motivo, Vlad era chamado de Dracul (que significa diabo em romeno).

O país possui cerca de 190 castelos espalhados ao longo de seu território.

O castelo de Bran é uma verdadeira jóia medieval no coração da Romênia. Localizado na Transilvânia, é conhecido por ser a residência do Conde Drácula no romance de Bram Stoker e é aí que se perpetuou o mito de que o castelo foi residência de Vlad Tepes. Para chegar até o castelo, deve-se subir cerca de 1480 degraus, uma caminhada que exige bastante fôlego e preparo físico. Vale mencionar que nos dias de hoje, o castelo é também considerado um dos mais caros do mundo. 

bran-castle.com

bran-castle.com

A Romênia é o quinto maior produtor de ouro do mundo. Conta-se que nos tempos antigos, os romanos tiraram de lá cerca de 4 mil toneladas do produto.

O sal é o produto em maior abundância no país e é considerado o “ouro branco” pelos romenos. Praid é a cidade do sal e suas minas possuem um ar tão puro que são capazes de ajudar até mesmo a melhorar problemas respiratórios, atraindo turistas e moradores locais todos os anos.

A cidade com a maior concentração de ciganos da Romênia é Buzescu, com seus palácios imponentes, que são construídos pelas famílias para impressionarem e serem um tesouro a ser passado por gerações. Pelo menos 2 de cada 10 habitante são ciganos.

aljazeera.com

aljazeera.com

A Romênia já foi tomada pelo regime comunista desde 1967 até 1989, regime esse liderado Nicolae Ceauşescu, que só acabou graças aos protestos violentos. Nicolae acabou executado por fuzilamento, após denúncias graves como genocídio.

Foi no regime de Ceauşescu que foi construído o imponente Palácio do Parlamento em Bucareste, que na época era sede do partido comunista. O edifício possui 350 mil metros quadrados e é o maior da Europa e segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Pentágono, nos EUA.

actualitte.com

actualitte.com

Foi um médico romeno, o Dr. Nicolae Paulescu, quem descobriu a insulina.

A língua romena é muito antiga, possui cerca de 1.700 anos e é uma das línguas mais parecidas com o português, apesar da geografia e esse fato se deve à ocupação romana naquele território.

É na Romênia que fica uma das estradas mais incríveis que existem no mundo: a Transfagarasan, escolhida pelo ditador Nicolae Ceauşescu para que fosse uma rota de fuga caso o país fosse invadido pelos russos.

finaldrive

finaldrive

Mais um pouco de inspiração:

bloglovin.com

bloglovin.com

Lonely Planet

Lonely Planet

amongraf.ro

amongraf.ro

topinspired.com

topinspired.com

goodwp.com

goodwp.com

enjoyourholiday.com

enjoyourholiday.com

E aí, vamos fazer as malas?

 

 

Destaques,Dicas,Europa,Natureza,Romênia,Wanderlust Bruna Sturzbecher 09 mar 2015

Deixe seu cometário