Wanderlust #4 Equador

Esse é o destino 4 do nosso bloco das segundas feiras. Na semana passada, falamos sobre a Croácia. Também falamos, nas semanas anteriores, do Nepal e da Groenlândia.

O país escolhido hoje é o Equador, que está bem pertinho da gente, aqui mesmo, na América do Sul. Não está entre os mais procurados por essas bandas, mas dá um show no quesito natureza e beleza e é um dos países que mais queremos conhecer.

Pois bem, tudo começou quando vimos a famosa La Casa Del Arbol, na cidade de Baños, aquela casa na árvore com um balanço em um precipício. Para quem ainda não viu, é essa aqui:

Há quem pense que o Equador é apenas um país pobre, que não há nada para se fazer e como conseqüência desse pensamento, ele não é muito procurado entre os turistas brasileiros. Apesar de não possuir a melhor das economias, o país é repleto de belezas naturais, biodiversidade como nenhum outro lugar e tem até mesmo vulcões ativos. O aumento do turismo no país é recente, pois faz apenas uns dois ou três anos que o governo equatoriano começou a investir mesmo nesse quesito.

Vale mencionar também que as ilhas Galápagos, aquelas pelas quais Darwin se apaixonou e passou grande parte de sua expedição, fazem parte do território equatoriano, por ser o país mais próximo, mesmo ficando à 1000 Km do território continental. Você pode conferir mais sobre Galápagos no vídeo abaixo. Está em inglês, mas é só ativar a legenda:

Várias de suas atrações são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, como o centro histórico de Quito, por ser o mais bem preservado de toda a América do Sul e o centro histórico de Cuenca, por seus traços tão evidentes deixados pelos colonizadores espanhóis.

CURIOSIDADES

Capital: São Francisco de Quito, porém é conhecida apenas como Quito

Língua: Espanhol, mas também são faladas cerca de 11 línguas nativas, como o Quíchua e o Shuar.

Moeda: Dólar Americano (USD)

Cidade mais populosa: Guayaquil

Área total: 256.370 Km²

População: 15. 007, 343

É por lá que passa a linha imaginária do Equador, que “corta” o país ao meio e divide o mundo em dois hemisférios. 

O Equador é considerado o país com maior biodiversidade do mundo por unidade de área e isso se dá, em sua maioria, por causa da ilha de Galápagos.

O Equador tornou-se independente das mãos dos Espanhóis em 1830 e já fez parte da Colômbia.

O Equador faz divisa com o Peru e com a Colômbia e é um dos poucos países da América do Sul que não fazem divisa com o Brasil (o Chile também não faz).

Charles Darwin se apaixonou pela ilha de Galápagos, por sua incrível diversidade não só da fauna como da flora. O local serviu de inspiração para seus projetos e teorias.

O país é cercado por vulcões, sendo que alguns estão em atividade nos dias atuais.

O chapéu Panamá, apesar do nome, foi criado no Equador.

0d86a81b5d4f49a75c4339d389b12c5a ecuador national g lp lp3 lp4 lp5 lp6 ng ng2 ng4 ng5 ng10 ng11 ng12

E aí, vamos preparar a mochila?

Fotos: National Geographic e Lonely Planet 

América do Sul,Destaques,Dicas,Equador,Natureza,Wanderlust Bruna Sturzbecher 02 mar 2015

Deixe seu cometário