Wanderlust #26 Ilhas Aland

Nós já falamos bastante dos países nórdicos por aqui. Já falamos da Islândia aqui, aqui e aqui, que é um dos nossos lugares preferidos no mundo e nunca cansamos de falar a respeito. Já falamos igualmente da Finlândia, e também da Groenlândia e das Ilhas Faroe, que são territórios independentes mas que pertencem à Dinamarca. Recentemente descobrimos outro lugar da lista, bem menos procurado e conhecido: as ilhas Aland, cujo nome original é Åland (se lê “Óland”), território independente da Finlândia.

CURIOSIDADES

Capital: Mariehamn

Língua: Sueco

Moeda: Euro

Área: 6 784 km²

População: 28.666

As ilhas Åland ficam a 40 Km da costa da Suécia e a 25 Km da costa da Finlândia e é um conjunto de aproximadamente 6.500 ilhas e ilhotas.

O arquipélago fica ao norte do Mar Báltico.

Apesar de ser território da Finlândia, a língua oficial das ilhas Åland é o sueco.

As ilhas já foram parte da Suécia até o ano de 1808-1809, quando a Suécia foi forçada a ceder a Finlândia e as ilhas Åland à Rússia. Com a independência da Finlândia da Suécia, Åland passou a fazer parte do território finlandês.

Åland possui seu próprio parlamento e o presidente da Finlândia tem poder de veto sobre as decisões tomadas apenas quando o parlamento ultrapassa suas competências na legislação ou quando a legislação afeta a segurança interna ou externa da Finlândia.

No parlamento finlandês é obrigatória a presença de um representante de Åland.

O arquipélago é composto de costas rochosas e vastos campos de pinheiros e somente 9% de sua terra é boa para o cultivo.

Åland é o menor dos três territórios autônomos nórdicos, com uma população de pouco mais de 28 mil habitantes, onde um terço vive na capital, Mariehamn.

Åland é também uma zona desmilitarizada e neutra. Lagtinget, o Parlamento de Åland, é a mais alta autoridade das ilhas.

Em 2010, um grupo de mergulhadores encontrou 168 garrafas de espumante enquanto explorava um naufrágio de mais de um século atrás, próximo ao arquipélago. Quando eles provaram o conteúdo das garrafas, descobriram que o mesmo possuía mais de 100 anos e se tratava da marca francesa Veuve Clicquot.

Uma das principais atividades econômicas de Åland é o transporte marítimo.

Entre os meses de maio e agosto, as ilhas Åland possuem mais horas de sol do que qualquer outro lugar dos países nórdicos.

Todas as ilhas do arquipélago, tanto as habitadas quanto as desabitadas, possuem balsas, portanto todas elas poderão ser visitadas, desde que por barcos.

Para chegar até lá, é possível ir de avião ou de barco, tanto de Helsinque quanto de Estocolmo.

Brasileiros não precisam de visto para visitar o local caso o período da estadia for menor do que 90 dias.

 

Fotos: 1. aland.com 2-4. Wikipedia 5-10. visitaland.com 11. theguardian.com 12. Telegraph UK 13. scifiportal.eu 14. islandvulnerability.org 15. fotosidan.se

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Wanderlust #25 Chipre

Wanderlust #24 Macedônia

Wanderlust #23 Ilhas Faroe

Wanderlust #20 Montenegro

Destaques,Dicas,Europa,Wanderlust Bruna Sturzbecher 03 ago 2015

Deixe seu cometário