Wanderlust #25 Chipre

Apesar de estar situado no continente Europeu, o Chipre é um cruzamento de três continentes: Europa, Ásia e África. É conhecido por suas belas praias e vida noturna agitada, além de ser a maior ilha do Mediterrâneo, situada ao sul da Turquia.

CURIOSIDADES

Capital: Nicósia

Língua: Grego e Turco

Moeda: Euro

Área: 9.251 km²

População: 1,141 milhão

O país é uma República Presidencialista, onde o presidente, Nicos Anastasiades, é chefe do estado e do governo

O Chipre é conhecido por ser a terra da deusa Afrodite.

Nos tempos antigos, o país já foi ocupado por fenícios, egípcios, assírios, persas, romanos e gregos. Também já foi dominado pela República de Veneza, invadida por turcos otomanos, já passou por administração britânica, foi colônia na Primeira Guerra, já se uniu à Grécia e apenas em 2004 foi aceito na União Européia.

O Chipre é a mais oriental de todas as ilhas da Europa.

Nicósia, capital do país, é uma das únicas cidades que ainda podem ser consideradas divididas. Há uma linha verde que divide a cidade entre os gregos e os turcos.

Uma curiosidade a respeito das línguas do país é que o grego é mais falado no sul e o turco é mais falado no norte e isso acontece porque parte do norte da ilha foi tomado pelos turcos em 1974.

A maior parte da população são membros da Igreja Ortodoxa.

Devido sua localização, o país possui vestígios históricos de várias civilizações que passaram por ali, desde teatros romanos até mosteiros bizantinos e castelos medievais.

Cerca de 70% da receita do país vem apenas do turismo.

Existe uma cidade completamente abandonada na costa do país: Varosha. Após a invasão turca, a cidade foi evacuada rapidamente e dizem que ela continua da mesma forma como era em 1974, quando foi construída.

No Chipre, mais precisamente na cidade de Pólis, é que fica o lugar conhecido como “Banhos de Afrodite”. Dizem que era lá que a deusa se banhava após suas aventuras amorosas. Trata-se de uma piscina natural, onde é expressamente proibido mergulhar.

Apesar das muitas invasões, a cultura predominante da ilha continua sendo a grega.

O nome do país vem do latim, Cyprium, uma homenagem à quantidade de cobre encontrada no local.

Na economia, o lado grego é bem mais desenvolvido do que o lado turco. Vale lembrar que essa divisão entre gregos e turcos causou muitos problemas econômicos ao país, que só foram estabilizados quando o mesmo deu entrada na União Européia, em 2004.

O Chipre possui um grande IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Apenas 2.3 % da população é analfabeta e a mortalidade infantil é de 5 para cada mil habitantes. A expectativa de vida é de 79 anos e o saneamento básico está disponível para 100% da população.

Dentre as várias atrações arqueológicas do país, estão as zonas de Curium e Colossos, repletas de termas e mosaicos que fazem menção aos cultos oferecidos à deusa Afrodite. É na zona de Curium que fica o Santuário de Apolo, uma das ruínas mais importantes do país.

Por ter sido uma colônia britânica, no Chipre se dirige pela esquerda e não pela direita, como na maioria dos países da Europa Oriental.

Uma das atrações imperdíveis do país é o Monte Olimpo, que possui quase 2 mil metros de altura e oferece uma das vistas mais impressionantes da ilha. Fica na Cordilheiras de Troodos, que é destino de esqui do país em épocas de inverno.

Entre as praias mais famosas e visitadas do país estão as praias de Ayia Napa, consideradas a “Ibiza do Chipre”.

Uma das cidades históricas mais importantes do país é Salamina, situada na costa leste da ilha. Foi em Salamina que foram encontrados vestígios de civilizações fenícias, bizantinas e assírias, além de já ter sido ocupada pelos romanos e até mesmo pelos judeus.

O visto para brasileiros que permanecerem no país por menos de 90 dias não é necessário.

 

Fotos: 1. katcaprice.com 2. mariusztravel.com 3. mydestination.com 4. orangesmile.com 5. planetware.com 6. slh.com 7. sputnik.am 8. telegraph uk 910. wikipedia 11. baldhiker.com

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

19 lugares assustadores do planeta terra

Wanderlust #24 Macedônia

Wanderlust #23 Ilhas Faroe

 Wanderlust #22 Sri Lanka

Destaques,Dicas,Wanderlust Bruna Sturzbecher 27 jul 2015

Deixe seu cometário