Wanderlust #19 Egito

Na semana passada, colocamos na nossa lista um dos maiores países em extensão territorial: Mongólia, a terra do grande conquistador Gêngis Khan. Hoje, o país que escolhemos é a terra dos antigos faraós, das múmias, das pirâmides e esfinges, um dos maiores tesouros do Saara e do continente africano: o Egito, esse país tão antigo e banhando pelo Nilo, um dos maiores rios do mundo.

CURIOSIDADES

Capital: Cairo

Língua: Árabe

Moeda: Libra Egípcia (EGP)

População: 82,06 milhão

Área: 1. 002, 450 km²

O Egito faz divisa com a Líbia, o Sudão, a Faixa de Gaza e Israel e é banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.

Fica no Nordeste da África e também inclui a península do Sinai, que fica na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental.

O Egito é o 15.º país mais populoso do mundo e um dos mais populosos da África.

As cidades mais populosas do país são Cairo e Alexandria, por ficarem próximas ao Nilo, onde fica a maior parte da população, já que é a única área não-desértica do país.

O Egito é um dos países mais antigos do mundo e possui uma das histórias mais longas entre todos os Estados modernos.

Foi a civilização egípcia a responsável por construir monumentos que existem até hoje, como as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge.

Seus sítios arqueológicos, como a cidade de Luxor e as ruínas de Mênfis, bem como o deserto, as pirâmides, o Mar Vermelho e o rio Nilo, são os maiores responsáveis pelo turismo no país.

O Egito é um dos países mais baratos para mochileiros e viajantes independentes, pois possui comida e hospedagem bem acessíveis.

É na cidade de Edfu, às margens do Nilo, que fica o templo de Hórus, considerado o mais bem conservado do Egito Antigo.

No Egito Antigo, homens e mulheres usavam maquiagem, pois os egípcios acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura e era mais usada para proteçao do sol do que mero adorno.

Na cidade do Cairo quase não existem faróis e esse é o motivo pelo qual o trânsito na cidade é tão caótico e barulhento.

Outra curiosidade sobre o trânsito do Cairo, é que existem mais táxis do que carro comum, onde nenhum deles possui taxímetro. O ideal é combinar o valor da corrida com o taxista assim que se entra no carro.

É na cidade do Cairo que fica o famoso mercado Khan el Khalili, que possui mais de 1000 anos e tem artigos para todos os gostos e bolsos.

As cidades no Egito, em sua maioria, estão sempre bem empoeiradas e por um motivo óbvio: o deserto, da onde o vento sempre leva areia.

As famosas pirâmides, atração mais procurada do país, ficam somente a 15 Km do centro da capital, Cairo.

O solo no Egito é considerado um dos mais ricos do planeta para a agricultura, onde pode-se plantar quase tudo e isso é graças ao rio Nilo.

A dança do ventre, apesar de ser tão admirada pelos turistas, é abominada pelos egípcios ortodoxos. Apresentações da dança só existem em pontos turísticos.

O Falafel é um dos pratos mais consumidos no Egito. Até mesmo no McDonald’s existe o McFalafel.

Não existem vôos diretos do Brasil para o Egito, portanto, é necessário fazer escalas em cidades como Roma, Amsterdam, Budapeste, Londres ou até mesmo nos Emirados Árabes Unidos.

 

Fotos: 1. (capa) Lonely Planet 2. bestofegypt.com 3. awams.com 4. Daily Mail 5. bluffton.edu 6. greenprophet.com 7. looklex.com 8-12. National Geographic 13-15. Wikipedia 16. Telegraph UK 17. worldalldetails.com

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Wanderlust #18 Mongólia

Wanderlust #17 Estônia

Wanderlust #15 Tanzânia

Wanderlust #9 Jordânia

África,Destaques,Dicas,Wanderlust Bruna Sturzbecher 15 jun 2015

Deixe seu cometário