Wanderlust #17 Estônia

Assim como na semana passada, o país escolhido de hoje também fica no continente europeu, na Europa Sententrional e é um dos três países bálticos: a Estônia, que possui raízes soviéticas e influência dos países nórdicos, já que é vizinho da Finlândia. Faz divisa com a Finlândia, a Rússia e a Letônia.

CURIOSIDADES

Capital: Tallinn

Língua: Estoniano

Moeda: Euro (EUR)

Área: 45,228 km²

População: 1,325 milhão

A Estônia tem ligações culturais e históricas com os países nórdicos, principalmente com a Finlândia, a Suécia e a Dinamarca.

O estoniano, língua falada no país, pertence ao grupo fino-úgrico e, assim como o finlandês e o húngaro,  não é de origem indo-européia, como a maioria das línguas do continente.

Os estonianos são o povo menos religioso, de acordo com a pesquisa do Instituto Gallup de 2009. Somente 14% da população afirmou que a religião desempenhava um papel importante em suas vidas.

O país é banhado pelo mar báltico e possui mais de 800 ilhas, sendo Saaremaa e Hiiumaa as maiores!

A Estônia já foi dominada pela Dinamarca, Alemanha, Suécia e Rússia.

Apenas em 1991 que a Estônia conseguiu tornar-se independente das mãos dos soviéticos e em 2004, entrou para a União Européia.

A Estônia é uma República Parlamentarista e, desde 2007, é possível que a população participe das eleições parlamentares pela internet.

No inverno, a temperatura chega a -9°C e no verão, chega a 16°C.

Há cerca de 1.200 lagos espalhados pelo território do país.

No país, 67,8% das pessoas são de origem estoniana e o resto é dividido entre russos (24,8%), ucranianos (1,7%), bielorussos (1%) e finlandeses (0,6%).

O centro histórico da capital, Tallinn, é uma das principais atrações entre os turistas, já que conserva boa parte da arquitetura medieval, além de ser Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Talinn é conhecida como “a pérola medieval da Europa”.

A Estônia possui cerca de 133 mil músicas folclóricas, considerada a maior coleção do mundo!

A culinária do país possui influências escandinava, alemã e russa, conseqüência das ocupações ao longo de sua história. Não é à toa que um dos pratos mais famosos da culinária estoniana seja o chucrute!

A Estônia possui o maior índice de crateras criadas por meteoritos do planeta!

Há quem diga que o “marzipã“, doce famoso feito à base de amêndoas, foi originalmente criado na Estônia e em Tallinn existe até mesmo o Museu do Marzipã.

O transporte público da Estônia é gratuito!

Na Estônia há um esporte chamado kiiking, que é um esporte constituído por balanços. Nesse esporte, as pessoas dão voltas de até 360°.

A primeira árvore de natal do mundo foi montada na Estônia, no ano de 1441.

Fotos: 1 e 2smarttravel.ee 3bigviagem.com 4magicunica.com 5dtoms.com 6sciencenordic.com 7estoniagolff.com 8eua.be 9. eventstravel.net 10. turismodigital.com 11wakeandwander.com 12wanderingearl.com 13. Wikipedia

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Wanderlust #16 Finlândia

Wanderlust #15 Tanzânia

Wanderlust #14 Nova Zelândia

Wanderlust #13 Cuba

Destaques,Dicas,Europa,Wanderlust Bruna Sturzbecher 01 jun 2015

Deixe seu cometário