Wanderlust #14 Nova Zelândia

O país escolhido de hoje está na lista de muitos viajantes. A Nova Zelândia, pequeno país da Oceania, atrai milhares de turistas todos os anos e isso não é à toa, já que é um dos lugares mais fantásticos que existem. País situado ao sudoeste do continente, a Nova Zelândia é formada por várias ilhas, sendo duas delas as principais, todas banhadas pelo Oceano Pacífico. Um país com maravilhas como vulcões, gêisers, praias paradisíacas, fiordes, geleiras e lagos coloridos.

CURIOSIDADES

Capital: Wellington

Cidade mais populosa: Auckland

Língua: Inglês, Maori e Língua de Sinais da Nova Zelândia

Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD)

Área: 268 680 km²

População: 4,471 milhão

Em língua Maori, o nome do país é Aotearoa, que significa “terra da nuvem branca”.

Há uma ilha mais habitada (Ilha Norte) e uma menos habitada (Ilha Sul) e é nessa última que estão as atrações como gêiseres, lagos coloridos e vulcões. Vale lembrar que foi na ilha Sul que foi gravada a trilogia O Senhor dos Anéis.

O Monte Tongarino, aquele pico com neve famoso do filme O Senhor dos Anéis, também fica na ilha sul.

O país é conhecido por seu turismo sustentável, possui qualidade de vida exemplar e suas cidades estão na lista das mais habitáveis do planeta.

A Nova Zelândia é governada por uma Monarquia Constitucional Parlamentarista, onde a chefe de estado é a rainha Elizabeth II, do Reino Unido e o Primeiro Ministro é John Key.

A Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a dar o direito ao voto para as mulheres, no anos de 1893!

O Bungee Jumping nasceu na Nova Zelândia.

Não existem cobras no país.

A Nova Zelândia possui mais animais do que seres humanos!

Uma das colinas do país possui o nome mais longo do mundo: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwenuakitanatahu, que, na língua Maori, seria mais ou menos algo como “Tamatea, homem que possuía joelhos grandes que desceu e escalou montanhas e tocou flauta para sua amada”. O nome é constantemente abreviado para “Taumata“.

O Monte Cook é o pico mais alto do país e recebeu esse nome por causa de James Cook, explorador britânico que mapeou o país e é considerado pai da Oceania, já que também descobriu a costa ocidental da Austrália.

Na Nova Zelândia encontra-se o maior número de espécies de pingüins do mundo.

A rua mais íngreme do mundo também fica na Nova Zelândia. É a Baldwin Street, na cidade de Dunedin.

O povo maori já habitava a ilha quando os europeus chegaram. É possível que eles tenham migrado da Polinésia, há 1000 anos atrás.

O cumprimento oficial dos maori é o “hongi“, que consiste em encostar testas e narizes, simbolizando que as duas pessoas entendem a alma um do outro.

Existe uma “Velha Zelândia”, que fica na costa da Holanda. O nome “Nova Zelândia” foi originalmente dado por um navegador holandês, em homenagem à província holandesa Zeeland.

A Nova Zelândia é o país menos populoso do mundo e um dos países com a maior qualidade de vida, além de ser um dos mais seguros.

Cerca de 30% do país é coberto por florestas naturais.

Em Matamata, cerca de 2 horas de Auckland, fica Hobbiton, lugar escolhido por Peter Jackson para o Condado, morada dos hobbits nos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Visitar o local é como entrar no cenário do filme e é parada obrigatória para os cinéfilos.

No país existem mais ovelhas do que pessoas: cerca de 10 ovelhas por pessoa!

A Nova Zelândia é perfeita para quem adora praias. São cerca de 6 mil quilômetros de costa pelo país! Outro fato curioso é que em nenhum lugar do país você vai estar a mais de 128 Km da praia.

E como é de nosso costume, seguem imagens que não vão deixar a gente mentir:

Fotos: 1. (capa) inquisitr.com 2ccbi.ac.nz 3. backpackingmatt.com 4. citi.io 5. deshow.net 6. geonet.org.nz 7. glaciercountry.co.nz 8. high50.com 9. mobal.com 10. National Geographic 11. newzealandphoto.info 12. newzealandtradelinks.com 13. nzoswing.com 14. patelholidays.com 16. stuff.co.nz 17. urbancapture.com

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Wanderlust #13 Cuba

Wanderlust #12 Butão

Os 10 países mais seguros do mundo

Os 10 países mais seguros para mulheres que viajam sozinhas

 

Destaques,Dicas,Oceania,Wanderlust Bruna Sturzbecher 11 mai 2015

Deixe seu cometário