Na semana passada, fomos vasculhar a Ásia, lá entre a China e a Índia, para descobrir mais sobre o Butão, o país mais feliz do continente e com um dos sistemas mais incríveis que existem: A Felicidade Interna Bruta. O país de hoje fica aqui mesmo, nas Américas, mais precisamente na América Central. Cuba é a maior ilha do Caribe e já foi palco de revoluções e até mesmo dominação comunista, onde andar pelas ruas do país se tornou uma verdadeira viagem no tempo, com suas construções e automóveis que remetem aos anos 50.
CURIOSIDADES
Capital: Havana
Língua: Espanhol
Moeda: Peso (CUC)
População: 11.167.325
Área: 110.861 km²
Cuba, assim como o continente americano, também foi descoberta por Cristóvão Colombo.
O país, na verdade, é um arquipélago formado por mais de 1500 ilhas e a maior leva o nome “Cuba”.
Fidel Castro comandou o país de 1959 até 2008, quando precisou se afastar por motivos de saúde. Foi substituído por seu irmão, Raúl Castro, atual presidente de Cuba.
O sistema de saúde cubano é conhecido como um dos melhores da América e serve de modelo mundial, além de ser totalmente gratuito.
A expectativa de vida do país também é uma das melhores e maiores do mundo, em torno dos 75 anos.
A bebida típica do país é o rum, que assim como a nossa cachaça, também é produzido a partir da cana-de-açúcar.
A culinária cubana possui influência indígena, africana e espanhola. Os pratos mais famosos da culinária do país são o ajiaco (guisado de vegetais com mandioca, pimentão, cebola e outros legumes), moros y cristianos (carne de porco, arroz e feijão preto cozidos na mesma panela), o chicarrone, que é uma espécie de torresmo e o congrís, que é bem parecido com o moros y cristianos, só que não vai carne e ao invés do feijão preto, vai o feijão vermelho.
As condições climáticas do país, bem como a riqueza do solo, fazem do país o melhor fabricante de charutos do mundo. E não é à toa que o charuto cubano é tão procurado e prestigiado pelos estrangeiros.
Cuba possui a internet e o sistema telefônico controlados pelo governo. Só agora o país está se desenvolvendo e mantendo melhor contato com os turistas e com o resto do mundo, mas por um bom tempo viveu sob regime fechado. Os meios de comunicação e a liberdade de imprensa também são controlados pelo governo.
O esporte nacional do país é o baseball.
Muitos dos carros clássicos da década de 50, chamados de yank tanks, continuam circulando normalmente pelas ruas, dando um charme todo especial ao país e são conhecidos por todo o mundo.
Para entrar em Cuba, é necessário passaporte com pelo menos seis meses de validade e o cartão de turista, que é fornecido pela Embaixada ou Consulado Geral de Cuba.
Fotos: 1. (capa) cubaexplorations.com 2. Wikipedia 3. Travel Channel 4. travelandescape.ca 5. thecubanhistory.com 6. Telegraph UK 7. repeatingislands.com 8. rabinovicimoises.com 9. neverendingvoyage.com 10. maxisciences.com 11. cubahoster.com 12. destinationhq.com 13. Catraca Livre
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
Deixe seu cometário