Wanderlust #13 Cuba

Na semana passada, fomos vasculhar a Ásia, lá entre a China e a Índia, para descobrir mais sobre o Butão, o país mais feliz do continente e com um dos sistemas mais incríveis que existem: A Felicidade Interna Bruta. O país de hoje fica aqui mesmo, nas Américas, mais precisamente na América Central. Cuba é a maior ilha do Caribe e já foi palco de revoluções e até mesmo dominação comunista, onde andar pelas ruas do país se tornou uma verdadeira viagem no tempo, com suas construções e automóveis que remetem aos anos 50.

CURIOSIDADES

Capital: Havana

Língua: Espanhol

Moeda: Peso (CUC)

População: 11.167.325

Área: 110.861 km²

Cuba, assim como o continente americano, também foi descoberta por Cristóvão Colombo.

O país, na verdade, é um arquipélago formado por mais de 1500 ilhas e a maior leva o nome “Cuba”.

Fidel Castro comandou o país de 1959 até 2008, quando precisou se afastar por motivos de saúde. Foi substituído por seu irmão, Raúl Castro, atual presidente de Cuba.

O sistema de saúde cubano é conhecido como um dos melhores da América e serve de modelo mundial, além de ser totalmente gratuito.

A expectativa de vida do país também é uma das melhores e maiores do mundo, em torno dos 75 anos.

A bebida típica do país é o rum, que assim como a nossa cachaça, também é produzido a partir da cana-de-açúcar.

A culinária cubana possui influência indígena, africana e espanhola. Os pratos mais famosos da culinária do país são o ajiaco (guisado de vegetais com mandioca, pimentão, cebola e outros legumes), moros y cristianos (carne de porco, arroz e feijão preto cozidos na mesma panela), o chicarrone, que é uma espécie de torresmo e o congrís, que é bem parecido com o moros y cristianos, só que não vai carne e ao invés do feijão preto, vai o feijão vermelho.

As condições climáticas do país, bem como a riqueza do solo, fazem do país o melhor fabricante de charutos do mundo. E não é à toa que o charuto cubano é tão procurado e prestigiado pelos estrangeiros.

Cuba possui a internet e o sistema telefônico controlados pelo governo. Só agora o país está se desenvolvendo e mantendo melhor contato com os turistas e com o resto do mundo, mas por um bom tempo viveu sob regime fechado. Os meios de comunicação e a liberdade de imprensa também são controlados pelo governo.

O esporte nacional do país é o baseball.

Muitos dos carros clássicos da década de 50, chamados de yank tanks, continuam circulando normalmente pelas ruas, dando um charme todo especial ao país e são conhecidos por todo o mundo.

Para entrar em Cuba, é necessário passaporte com pelo menos seis meses de validade e o cartão de turista, que é fornecido pela Embaixada ou Consulado Geral de Cuba.

wikipedia.com

Fotos: 1. (capa) cubaexplorations.com 2. Wikipedia 3. Travel Channel 4travelandescape.ca 5thecubanhistory.com 6Telegraph UK 7repeatingislands.com 8rabinovicimoises.com 9neverendingvoyage.com 10maxisciences.com 11cubahoster.com 12destinationhq.com 13. Catraca Livre

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

A Felicidade Interna Bruta

Wanderlust #12 Butão

Wanderlust #11 Liechtenstein

Wanderlust #10 Bolívia

 

América Central,Destaques,Dicas,Wanderlust Bruna Sturzbecher 04 mai 2015

Deixe seu cometário