Wanderlust #10 Bolívia

No nosso bloco das segundas-feiras, sempre falamos sobre um lugar que planejamos conhecer. Na semana passada mostramos um país lá do Oriente Médio e hoje o país escolhido é um vizinho nosso: a Bolívia.

Dá até vergonha de dizer que ainda não conhecemos a Bolívia, já que é tão pertinho e de tão fácil acesso! Sem contar a quantidade de belezas naturais e a cultura peculiar que o país tem e tudo isso bem no meio da Cordilheira dos Andes, que dá um charme único para as paisagens bolivianas. É um dos países que está no topo da nossa lista e bem logo daremos o ar da nossa graça por aqueles lados!

CURIOSIDADES

Capital: La Paz (sede do governo) e Sucre (constitucional)

Língua: Espanhol, Quíchua, Aimará e Guarani (e mais 33 outras línguas)

População: 10.426.160,00

Moeda: Boliviano (BOB)

Área: 1.098.581 km²

Cidade mais populosa: Santa Cruz de La Sierra

A Bolívia faz divisa com o Brasil, o Paraguai, Argentina, Peru e Chile.

Não há praias na Bolívia, apenas um mar de sal, o famoso Salar de Uyuni.

A Bolívia se tornou independente das mãos dos espanhóis logo depois da independência do Brasil: em 1825.

O nome do país é uma homenagem à Simon Bolívar, considerado o libertador do país.

Sua capital, La Paz, é considerada uma das capitais mais altas do mundo.

Estima-se que cerca de 55% da população do país seja indígena, motivo pelo qual algumas das línguas oficiais são de origem indígena.

O estado brasileiro do Acre já foi parte do território boliviano.

Chola” é o nome usado para chamar as mulheres nativas que andam pelas ruas com roupas coloridas, conhecidas por nós. Ao que tudo indica, elas detestam ser fotografadas ou filmadas.

O Salar de Uyuni, uma das atrações mais famosas do país, é o maior depósito aberto de sal do mundo e fica a 3.800 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes. Para se ter noção, por ano são extraídas cerca de 25 toneladas de sal de lá.

Existe uma feira boliviana, no bairro Pari, na zona leste de São Paulo, feita pelos imigrantes bolivianos. Lá é possível ver de perto a cultura através dos artesanatos e experimentar a culinária típica do país. Um dos pratos principais da feira, considerado um dos mais famosos a Bolívia é a saldeña, uma espécie de empadão que pode ser recheado tanto com carne como com queijo.

Um dos pratos mais famosos da Bolívia, além da saldeña, é o apí, uma sopa de milho roxo que sempre é servida como entrada e vem acompanhada com uma espécie de pastel sem recheio, o buñuelo.

Um hábito muito comum entre os bolivianos é o consumo de folhas de coca, seja para mastigar (pois ajuda a controlar os incômodos causados pela altitude), para fazer chá e até mesmo para fins artesanais.

A Bolívia possui uma cidade chamada Copacabana, que fica às margens do lago Titicaca e foi de lá que veio a réplica da santa que deu nome a um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro.

E pra completar, imagens desse lugar tão encantador:

Fotos: 1. Abril 2. exploraviagens.com 3. loopytrip.com 4-10. National Geographic 11. planetden.com 12. taringa.net  13-15. Wikipedia

América do Sul,Destaques,Dicas,Wanderlust Bruna Sturzbecher 13 abr 2015

Deixe seu cometário