O país menos conhecido do mundo

Já falamos sobre os países que não são tão famosos nas listas dos viajantes nesse post aqui. Também já falamos sobre os países menos visitados por não serem tão seguros nesse post aqui. Mas o país de hoje é tão desconhecido que não chegou nem mesmo a entrar pra essas listas. Esse país paradisíaco de águas cristalinas, localizado na Oceania, chama-se Kiribati, o país com o fuso horário mais adiantado do mundo.

Esse conjunto de 33 ilhas fica no meio da vastidão do Pacífico e faz fronteira marítima com as Ilhas Marshall, algumas ilhas de domínio americano, neozelandês e também com a Polinésia Francesa. Por abranger um número grande de ilhas em seu território, o Kiribati é o único país do mundo que fica nos quatro hemisférios (norte, sul, leste e oeste). Infelizmente, como conseqüência das mudanças climáticas, a existência do país está ameaçada e suas ilhas condenadas ao desaparecimento.

Por ser o país mais oriental do mundo, é no Kiribati que o sol toca o chão antes de todo o resto do mundo. Sua área total ocupa 3,5 milhões de km² do Oceano Pacífico, sendo apenas 811 km² de terra firme. Suas ilhas são divididas em três grupos, que recebem os nomes de Gilbert, Phoenix e Line. O conjunto Gilbert é o mais habitado e o mais turístico, repleto de pousadas e hotéis. Phoenix é um grupo mais desabitado, tendo somente 40 habitantes na ilha de Abariringa e é nesse grupo que ficam os recifes de corais submersos. O terceiro grupo, Line, é o conjunto mais ao oriente, o que oficialmente vê o sol nascer antes do resto do mundo.

Vale mencionar que durante a Segunda Guerra Mundial, americanos e japoneses lutaram no território do país e até hoje pode-se ver o local das batalhas e os bunkers usados como esconderijos na época. Também há navios e barcos naufragados pela costa, que podem ser vistos nos períodos de maré baixa.

Sua língua oficial é o gilbertês, apesar de o inglês também ser muito difundido por lá. Sua capital é Tarawa do Sul e seu governo consiste em uma república presidencialista. O Kiribati já foi território britânico e só em 1979 se tornou um país independente. Sua economia está centralizada na agricultura e na pesca e suas moedas oficias são o Dólar de Kiribati e o Dólar australiano. Sua população é de 102.351 habitantes.

Uma pena que seja tão desconhecido pelos turistas, já que possui uma natureza e beleza indescritível.

 

Fotos: 1. (capa) sportdiver.com 2-5. National Geographic 6bloomberg.com 7conservation.org 8natureworldnews.com 9dxnews.com 10dxnews.com 11puretravel.com 12Telegraph UK 13traveladventures.org 14trekearth.com 15ubc.ca

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Os 10 países mais seguros do mundo

Wanderlust #14 Nova Zelândia

Os 15 países menos visitados do mundo

10 lugares para visitar antes que desapareçam

Destaques,Dicas,Oceania Bruna Sturzbecher 26 mai 2015

Deixe seu cometário