Novo passaporte brasileiro tem validade de dez anos

Como forma de reduzir a pressão pela renovação do documento e diminuir as filas de espera, o Ministério da Justiça anunciou no início nessa semana que os novos passaportes emitidos pela Polícia Federal terão validade de dez anos, cinco anos a mais do que os passaportes comuns. A emissão já começou, no último dia 06.

Essa medida diminuirá o acúmulo de solicitações de renovação e dará mais segurança para os brasileiros que viajam para o exterior, já que terá novos itens de segurança. Mas, junto com a nova medida, veio novo custo: os passaportes terão uma taxa de R$ 257,20. Apesar do valor ter aumentado, o novo passaporte saíra mais barato para o bolso dos brasileiros, já que não sofria reajustes desde 2006 e agora terá dez anos de validade.

E não é só a validade e as medidas de segurança que mudarão: a parte estética também está diferente. Ao invés do brasão que já conhecemos, a capa se limitará em apresentar apenas a escrita “República Federativa do Brasil” e “Passaporte Mercosul”, em dourado e azul, as mesmas cores do passaporte comum.

Passaportes comuns já emitidos continuarão ativos até a data de validade dos mesmos.

Você pode conferir mais detalhes no site oficial da Polícia Federal.

 

Fonte: Globo.com

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

16 curiosidades sobre os passaportes ao redor do mundo

18 coisas que você não deve fazer em outros países

Largando tudo para viajar o mundo: saiba como se organizar e planejar uma viagem

14 curiosidades sobre os países menos conhecidos do mundo

América do Sul,Brasil,Destaques,Dicas Bruna Sturzbecher 11 jul 2015

Deixe seu cometário