Memorial do Holocausto: um dos locais mais marcantes de Berlim

Berlim é cheio de locais de lembrança da II Guerra Mundial. Por ser uma das cidades que mais sofreram com o nazismo e a guerra, hoje deixa a mostra tudo o que já sofreram, para que não haja riscos de que as mesmas coisas se repitam novamente.

A uma quadra do Portão de Brandemburgo fica o Memorial do Holocausto, construído pelo arquiteto americano Peter Eisenman em 2004. Como o nome já sugere, o Memorial aos Judeus Mortos da Europa é um memorial dedicado aos seis milhões de judeus mortos no regime nazista.

O memorial foi construído em uma área de 19.000 quadrados, a mesma área que fazia parte da “faixa da morte”, quando o muro de Berlin existia. São 2.711 blocos de concreto, cinza escuros, distribuídos paralelamente em uma superfície ondulada. Não há nenhuma inscrição ou foto nos blocos, que variam entre 20 cm e 4,8 metros e possuem, todos eles, 2,38m de comprimento por 95 cm de largura. A intenção do arquiteto era produzir uma atmosfera confusa e causar a sensação de instabilidade, como se a escultura representasse um sistema que perdeu o contato com a razão humana.

DSC_0296DSC_0315DSC_0356

 

Todas as fotos: Road For Two

 

 

Alemanha,Destaques,Dicas,Europa Bruna Sturzbecher 14 fev 2015

Deixe seu cometário