Largando tudo para viajar o mundo: saiba como se organizar e planejar uma viagem

A perspectiva de viajar a longo prazo pode ser muito emocionante, mas também pode dar trabalho. Se viajar por seis meses, um ano ou até mais tempo é o seu sonho, mas você não tem idéia de como planejar, ou como começar a se organizar, essa lista pode ser sua solução, pois vai desde a decisão de viajar até o momento de embarcar, com tudo o que você precisa fazer e resolver. Confira:

UM ANO ANTES

Isso mesmo, uma viagem longa necessita de um longo preparo e planejamento. As pessoas que você vê e ouve falar que saíram para viajar o mundo por um, dois ou mais anos, não largaram tudo de uma hora para outra. Houve um extenso planejamento e uma lista de problemas a serem resolvidos.

1. Decida por que você quer fazer sua viagem

Você está viajando para conhecer o mundo e culturas diferentes? Está indo para apenas um país, para fazer intercâmbio? Quer visitar 40 países de forma econômica? Vai ser voluntário lá fora? Quer passar um tempo em algum país trabalhando? Só está indo para tirar um ano sabático? Há vários motivos para viajar e o seu motivo decidirá o estilo da sua viagem.

2. Faça sua pesquisa

Essa é uma das etapas mais interessantes e divertidas do planejamento da viagem. Investigue sobre os lugares que você quer conhecer, pesquise por mais lugares, acesse blogs de viagens, veja as experiências de quem já foi. Busque inspiração em aplicativos como o Instagram e o Pinterest. Leia guias de viagens se for preciso. Coloque os destinos escolhidos na sua lista, pegue dicas, seja criativo!

3. Estipule o valor da sua viagem

Agora é a hora de estipular o preço da sua viagem. Tenha como base a duração dela e o tipo de viagem que você quer fazer. Também estipule um limite para gastar com vôos, transporte, hospedagem, alimentação, passeios e afins. Estipular um valor logo no início ajuda a economizar no decorrer do planejamento e durante a viagem.

4. Comece a economizar

Com base no custo total estimado de sua viagem, crie um orçamento mensal enquanto ainda não estiver viajando. Comece a cortar gastos desnecessários e a manter o controle das suas despesas. Quanto mais você conseguir, melhor para a sua viagem!

5. Ganhe renda extra

Já que ainda falta tempo para você partir, uma boa alternativa é juntar o máximo de dinheiro possível e um trabalho extra pode ser a solução. Você também pode vender alguma coisa que sabe fazer, como brigadeiro, biscoitos, bolos. Sabe inglês ou qualquer outra língua? Dê aulas! Passeie com cachorros, faça prestação de serviços, seja criativo!

UM ANO – SEIS MESES ANTES

1. Defina a data de partida

Essa é a hora de fazer um balanço e avaliar seu planejamento e sua poupança. Você está pronto para definir sua data de partida? Caso esteja encontrando dificuldades nas suas finanças ou no seu planejamento, atrasar um pouco sua data de partida pode ser uma boa alternativa. Caso esteja indo bem, essa é a hora certa de marcar a data!

2. Vá ao médico

Quanto mais cedo possível você visitar um médico e discutir seus planos de viagem, melhor! Isso porque, dependendo do destino escolhido, você precisará de vacinas e algumas delas possuem mais de uma dose, com tempo de até seis meses entre uma e outra.

5. Hora de checar o passaporte

Se você ainda não tem um passaporte, essa é a hora de fazer um. Caso já tenha, esse é o momento de verificar se há validade suficiente para o tempo que você estiver viajando e se há espaço suficiente para novos carimbos.

3 – 6 MESES ANTES

1. Reserve seus vôos

Consulte seu planejamento e pesquise todos os vôos possíveis para os destinos que você escolheu. Pesquise pelas companhias aéreas mais em conta, caso esteja economizando. Não esqueça de verificar os horários, caso precise fazer escala. Confira esse post aqui, caso queira dicas de como encontrar passagens baratas. Você também pode utilizar o Google Flights.

2. Conclua seu planejamento

Depois de reservar seus vôos, é hora de definir um itinerário mais específico dos lugares que você irá visitar. Pense especificamente nas coisas que você quer fazer em cada lugar, monte um roteiro, estipule horários, veja se são viáveis para você e também se certifique dos meios de transporte que você utilizará.

DOIS MESES ANTES

1. Visite o médico para check-up e consulta

Nesses dois meses que antecedem sua partida, é hora de marcar as consultas pendentes, como dentista, oftalmologista, ginecologista ou qualquer outro profissional que você precise ver. Essa é a hora de solicitar as prescrições médicas dos remédios que você vai levar. Mesmo que seja um analgésico, leve a prescrição dele com você. Isso evitará possíveis transtornos em sua viagem.

2. Hora de tirar o visto!

Caso você precise de visto, essa é a hora de preparar os documentos e agendar sua entrevistas. Certifique-se de que você tem tudo o que é necessário para entrar nos países que você escolheu, sem possíveis transtorno ou imprevistos.

3. Hora de comunicar seu agente imobiliário 

Somente se seus planos incluem entregar a casa/apartamento onde você mora. Para quem quer largar tudo para viajar, essa é uma opção a ser considerada, pois o aluguel será um custo a menos! Avise a imobiliária sobre sua mudança o quanto antes, para facilitas as negociações e até mesmo minimizar os valores das multas em caso de quebra de contrato.

5. Chegou a hora de vender suas coisas

Caso você queira realmente largar tudo, a melhor alternativa é vender as coisas que você não usa mais. Sabe aquele móvel que fica jogado sem serventia nenhuma no canto da sala? Outra pessoa pode estar precisando! Sabe aquelas roupas que não te servem mais? Faça um bazar com os amigos e conhecidos! Medidas como essas vão render um bom dinheiro para a sua viagem!

6. Defina as datas de cancelamento de seus contratos

Essa é a hora de começar a programar o cancelamento de contratos como telefone, internet e afins. Lembre-se que você precisa de aviso prévio, pois isso irá minimizar os custos de cada serviço.

7. Demissão

Esse é o momento de ter aquela conversa temida com seu chefe. Esse tempo de antecedência é o ideal porque não irá atropelar os seus planos caso você precise cumprir aviso prévio.

UM MÊS ANTES

1. Redirecione suas correspondências

Caso more sozinho(a), você precisará redirecionar suas correspondências enquanto estiver viajando. Uma boa alternativa é trocar seu endereço pelo endereço dos seus pais, um parente ou amigo próximo. Dessa forma, quando receber alguma carta ou notificação importante, eles poderão te informar e até mesmo digitalizar o conteúdo!

2. Compre os itens necessários que estão faltando na sua bagagem

Dependendo do lugar para onde você está indo e os tipos de atividades que irá fazer, é importante adquirir equipamentos ou roupas específicas e necessárias. Você também conseguirá comprar itens no decorrer da viagem, mas é importante levar pelo menos o básico, portanto, essa é a hora de ir às compras. Fique de olho nas promoções!

3. Adquira um cartão pré-pago para viagens

O famoso Travel Money Card é uma ótima alternativa para momentos como esse, pois ajudará a gerenciar suas finanças no exterior. É bem simples: você faz uma recarga com moeda estrangeira e pode até mesmo conectá-lo ao seu internet banking, o que facilita seu planejamento financeiro. Entre em contato com o seu banco para discutir as opções.

4. Adquira um seguro de viagens

O seguro de viagens é uma das coisas mais importantes a se lembrar, não importa o tipo de viagem! As coisas podem dar errado e, caso você não tenha um seguro, isso arruinará sua viagem! Lembre-se de especificar o tipo de viagem que você está fazendo em sua apólice, para evitar maiores transtornos.

DUAS SEMANAS ANTES

1. Comunique seu banco sobre sua viagem

Se o banco detecta transações no exterior, é muito provável que ele congele sua conta como medida de segurança e essa é a última coisa que você quer! Então, para evitar qualquer transtorno, informe seu banco sobre sua viagem com antecedência!

2. Digitalize TODOS os seus documentos

Isso inclui RG, passaporte, vistos, carteira de motorista, suas prescrições médicas, cópia do seguro de viagem e qualquer documento que for importante! Mantenha uma cópia de tudo salva em seu e-mail, leve outra junto com você e deixe outra com alguém de confiança. Caso você perca seus documentos originais, as cópias irão facilitar MUITO a sua vida.

3. Hora de empacotar o que você não vendeu ou doou

Essa é a hora de organizar tudo aquilo que você ainda tem, encaixotar e despachar, seja para a casa dos seus pais, para a garagem de um amigo próximo ou até mesmo para depósitos que oferecem esse tipo de serviço.

4. Faça uma lista do que levar em sua bagagem

Tenha em mente uma coisa: você está levando coisas para uma longa viagem. Ao mesmo tempo em que você precisa levar tudo o que é importante, não é aconselhável você levar uma bagagem muito grande e nem muito pesada, pois carregar um peso enorme com você pode ser uma atividade bem estressante e cansativa. Você provavelmente não vai conseguir listar de uma vez tudo o que tem que levar, então, vá colocando tudo na ponta do lápis e leve sempre a lista com você, caso você lembre de mais alguma coisa.

5. Deixe visível tudo aquilo que você irá levar 

Coloque em um cômodo da casa, seja na sala ou em um quarto extra, tudo aquilo que você está levando. Visualizar ajuda a lembrar dos itens que estão faltando e também vai ajudar a decidir o que é necessário levar e o que não é.

UMA SEMANA ANTES

1. Comece a arrumar sua bagagem

Uma semana de antecedência é o tempo ideal para começar a fazer as malas, ou a mochila! Assim você poderá organizar tudo com bastante calma e evitará transtornos e estresse.

2. Compre moeda estrangeira

Viajar com um pouco de dinheiro estrangeiro é sempre uma boa idéia! Mas faça isso com antecedência, em casas de câmbio ou mesmo em seu próprio banco, onde você terá a oportunidade de negociar taxas menores. Jamais troque moeda no aeroporto, pois as taxas são altíssimas!

3. Planeje uma despedida

Seja uma cervejinha com os amigos, um jantar com os familiares ou até mesmo uma festa na sua casa, despedidas também devem compor o seu planejamento de viagens. Pense que você ficará sem ver seus amigos e familiares por muito tempo!

4. Coma suas comidas preferidas

Parece besteira, mas você irá sentir muita falta das comidas do seu país! Falamos isso por experiência própria, afinal, lá fora será bem difícil você encontrar uma coxinha, um pão de queijo, brigadeiro ou uma boa feijoada e muito menos aquele risoto de frango que só sua mãe sabe fazer!

NO DIA DA VIAGEM

1. Chegue no aeroporto com antecedência

É bem provável que você estará ansioso para viajar, então esse não será um grande problema. Saia de casa com bastante antecedência, para não se atrasar em engarrafamentos, para fazer o check-in com calma, comer e esperar seu vôo em paz.

2. Embarque

Seu tão sonhado e planejado momento chegou! Agora é hora de descansar e se preparar para as muitas aventuras que você viverá! Boa viagem!

 

Fonte: World Of Wanderlust

Fotos: 1. (capa) 2. 2w2c.com 3. thepassportoffice.com 4. Telegraph UK 5. sheknows.com 6. liketourism.com 7. viiva.com 8. essentialtravel.co.uk

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Como tornar uma viagem de avião confortável?

Ficou doente no meio da viagem? Saiba o que fazer!

Saiba como viajar com apenas uma bagagem de mão

Como viajar sem um pacote de viagens

Tour gratuito: confira quais cidades oferecem esse serviço

12 dicas para juntar dinheiro para viajar

Destaques,Dicas,Listas Bruna Sturzbecher 23 jun 2015

Deixe seu cometário