Dicas básicas de como tirar boas fotos em suas viagens

Bom, antes de tudo, não somos fotógrafos profissionais. Nunca tivemos aulas profissionais de fotografia, ou mesmo cursos. As dicas que aprendemos foram com outros fotógrafos, ou então em tutoriais na internet, que dão dicas desde como conseguir a luz certa para as suas fotos até como tratá-las em softwares como o Lightroom, por exemplo (que é o que usamos).

Mas somente a prática fez com que nossas fotos melhorassem ao longo do tempo. As vezes batíamos umas 20 fotos do mesmo lugar pra conseguirmos encontrar uma, apenas uma boa o suficiente. No começo houveram muitos erros, que foram diminuindo à medida do tempo.

Bem, aqui vão umas dicas simples de como você pode melhorar as suas:

ANTES DE VIAJAR, APRENDA COMO SUA CÂMERA FUNCIONA

Para acertar, esse é o caminho. Se as instruções do manual não forem suficientes, pesquise no Google (e veja tutoriais no Youtube). Aprenda como zerar o fotômetro (se sua câmera for DSLR), a trocar o ISO, a aumentar ou diminuir a velocidade e para que servem cada uma dessas funções. Estar familiarizado com o seu equipamento é essencial para conseguir boas fotos.

DEIXE SEMPRE SUA CÂMERA PRONTA PARA FOTOGRAFAR

Várias vezes uma foto perfeita passou diante de nós e não conseguimos registrá-la porque nossa câmera não estava ligada, ou programada da forma correta. Foi só com o tempo que fomos melhorando e mesmo assim, às vezes ainda perdemos boas fotografias por não estarmos preparados. Em uma viagem, haverão inúmeras oportunidades para capturar boas imagens, então, já fica a dica: câmera sempre a postos e o mais importante: sempre presa ao seu pescoço, pra garantir que ela não caia, além de precisão no momento que uma oportunidade aparecer.

NÃO TIRE AS FOTOS QUE TODO MUNDO TIRA

Nós caímos muito nesse pensamento de que “eu estou aqui, preciso tirar uma foto assim!”. Não caia nessa armadilha! Suas fotos servirão para lembrar de momentos seus naquele local, então não tenha medo de ser “diferente”. Fotos diferentes chamam a atenção, inclusive. Ao invés de tentar “empurrar” a torre de Pisa, considere uma pose mais clássica, ou tirada a partir de uma lente olho de peixe, por exemplo. Faça fotos de acordo com o seu olhar e não sob o olhar dos outros.

OS MOMENTOS CERTOS

Fique de olho nos momentos onde as cores do céu estão mais bonitas, ou então, quando há menos multidões de turistas (o que em alguns lugares pode ser difícil). Já ouviu falar da “Hora de Ouro“? Conhecida também como Golden Hour, é o horário certo do ângulo do sol, ou seja, quando ele ilumina diretamente os elementos da foto, mas de uma forma mais suave, com menos sombras, causando um efeito bem dramático e poético. Fotos feitas logo no início da manhã e ao final do dia podem garantir fotos incríveis!

A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

Pratique, sempre que possível. Saia na rua, fotografe seus sobrinhos, seus irmãos, seus amigos, desenvolva técnicas suas e, se possível, compre um cartão com mais memória para tirar quantas fotos precisar. É praticando que se chega lá. Tire suas dúvidas com alguém que você conhece e se não conhecer, vá para o Google, pesquise. Você vai ver como suas fotografias melhorarão se continuar praticando!

Fonte: World Of Wanderlust

Foto de capa: theviralvent.com

 

Destaques,Dicas,Dicas da semana,Listas Bruna Sturzbecher 01 mai 2015

Deixe seu cometário