DSC_0745

Conheça Florença: um tesouro medieval na Toscana

Capital e maior cidade da região da Toscana, essa cidade medieval conservada desde os tempos medievais é um verdadeiro museu à céu aberto. Berço de escritores famosos como Dante Alighieri e Carlo Collodi, autor da obra literária infantil Pinocchio, a cidade de Florença tem suas raízes no povo etrusco, e foi governada pela famosa família Médici por mais de 3 séculos. O interessante é que ninguém da família Médici governava por ter sido de fato eleito como governador, regente e nem nada do tipo, mas sim por serem detentores de quase toda a riqueza da cidade.

DSC_0293

Palácio Vecchio

O Palácio Vecchio fica localizado na Praça da Senhoria e é a sede da prefeitura de Florença. Esse palácio foi construído no final do século XIII, para proteger os magistrados e também celebrar sua importância. O desenho do palácio foi feito pelo arquiteto Anolfo di Cambio, o mesmo arquiteto da igreja Santa Maria del Fiore.

DSC_0789

Foi só no ano de 1865 que o Palácio Vecchio ganhou nova importância, pois se tornara sede do governo nacional e capital oficial da Itália. Hoje em dia a maior parte dele é usada apenas como museu, mas continua sendo visto como símbolo e sede da Comuna de Florença.

Ponte Vecchio

Uma ponte medieval sobre o Rio Arno, ficou famosa pelas suas lojas de jóias, situadas por todo o comprimento dela. Foi construída, segundo alguns estudiosos, na Roma Antiga e há quem diga que a sua estrutura original era feita de madeira. Foi destruída em 1333, devido às cheias e construída novamente no ano de 1345.

DSC_0745Uma curiosidade: dizem que a palavra “bancarrota” teve início na ponte. Conta-se que quando um mercador não tinha como pagar suas dívidas, sua mesa era quebrada pelos soldados e essa prática recebia o nome de “bancorotto”.

Ela quase foi destruída na Segunda Guerra Mundial, mas felizmente não sofreu nenhum dano. Há quem acredite que foi o próprio Hitler que deu ordens para que a ponte não fosse destruída.

Santa Maria del Fiore

Sem dúvida alguma, a Catedral de Santa Maria del Fiore foi uma das coisas mais incríveis que vimos em Florença. Com seus 153 metros de comprimento e 90 de largura, é a catedral da arquidiocese de Florença e pode acomodar até 30 mil pessoas.

DSC_0616

Sua construção se iniciou no ano de 1296 e foi desenhada por Arnolfo di Cambio. Ao todo, foram necessários cerca de 6 séculos até que a catedral estivesse totalmente pronta. O projeto básico foi de Arnolfo, mas como ele morreu, o resto da catedral foi construída por outros arquitetos, como Filippo Brunelleschi, que construiu sua cúpula. Sua fachada só foi concluída no século XIX.

Santa Maria Novella

Foi a primeira basílica e também a primeira igreja dominicana de Florença. Seu território é recheado de tesouros artísticos, como os afrescos do período gótico e renascentista, bem como monumentos funerários, que só foram financiadas graças às grandes famílias da cidade.

DSC_0220

Aproveitamos para ver a cidade além do tour e caminhar pelas ruas de pedras, típicas de uma cidade medieval. Ficam aqui nossos registros:

DSC_0253DSC_0302DSC_0314DSC_0598DSC_0611DSC_0697DSC_0733DSC_0755DSC_0353DSC_0522DSC_0190

Fotos: Road For Two 

Destaques,Dicas,Europa,Itália Bruna Sturzbecher 11 mar 2015

Deixe seu cometário