O concurso anual de fotografia da National Geographic anunciou recentemente seus vencedores do ano. Essa é a 27° edição do concurso, que recebe tanto trabalhos de fotógrafos profissionais como de amadores ao redor do mundo. Somente esse ano, foram recebidas mais de 17 mil fotos para as categorias Retratos de Viagens, Cenas Exteriores, Sentido de Lugar e Momentos Espontâneos.
Quem levou o primeiro lugar foi o fotógrafo Anuar Patjane Floriuk, por sua fotografia dos mergulhadores próximos à uma baleia jubarte na costa do México. O prêmio para o primeiro lugar do concurso foi uma expedição de fotos de oito dias da National Geographic para duas pessoas na Costa Rica e no Canal do Panamá.
“A foto não foi planejada”, disse o fotógrafo em entrevista. “Eu estava tirando fotos próximo à cabeça da baleia e de repente ela começou a nadar em direção ao resto da equipe de mergulho. No momento em que a composição parecia perfeita, fotografei”.
Conheça as fotografias vencedoras:
Primeiro Lugar: Encantadores de Baleia
Mergulhando com uma baleia jubarte e seu filhote em Roca Partida, México. Foto: Anuar Patjane.
Segundo Lugar: Trabalhadores do Cascalho
Esse local de trituração de cascalho está sempre cheio de poeira e areia. Três trabalhadores estão olhando através do vidro de uma janela em Chittagong, Bangladesh. Foto: Faisal Azim.
Terceiro Lugar: Camel Ardah
Camel Ardah, como é chamado no Omã, é um dos estilos tradicionais de corrida de camelos, onde dois camelos são controlados por profissionais. O camelo mais rápido é o perdedor, pois nessa corrida eles precisam correr na mesma velocidade. O objetivo principal do Ardah é mostrar a beleza e força dos camelos árabes e suas habilidades na corrida. Foto: Ahmed Al Toqi.
Uma Noite em Deadvlei
Uma noite antes de retornar para Windhoek, passamos várias horas em Deadvlei. O luar estava claro o suficiente para iluminar as dunas de areia e o céu estava escuro o suficiente para ver a Via Láctea. Foto: Beth McCarley.
Caçando um Pato
Dois garotos estão tentando pegar um pato próximos a uma cachoeira em Nong Khai, Tailândia. Foto: Sarah Wouters.
Romênia, Terra de Contos de Fada
Geada sobre a vila de Pestera. Foto: Eduard Gutescu.
Highlanders
Fenação tradicional na Polônia. Muitas pessoas ainda usam a foice e o forcado nesse tipo de atividade. Foto: Bartłomiej Jurecki.
Rinocerontes Brancos
Na noite anterior, passamos o dia inteiro tentando tirar uma boa foto dos rinocerontes brancos ameaçados de extinção. Mesmo mantendo silêncio e uma boa distância deles, não consegui a foto que queria. E aí, pela manhã, eu acordei com os três pastando na minha frente. Santuário Ziwa Rhino, Uganda. Foto: Stefane Berube.
Kushti, Luta Indiana
Kushti é uma luta tradicional indiana. Usando apenas uma tanga bem ajustada, os lutadores entram em um poço de barro, muitas vezes misturado com sal, limão e gengibre. No final da luta, eles descansam encostados nas paredes da arena, cobrindo todo o corpo com terra pra absorver o suor, como forma de evitar resfriados. Foto: Alain Schroeder.
Sauna nos Céus
Uma sauna a 2.800 metros de altura, no coração das Dolomitas, Alpes Italianos. Foto: Stefano Zardini.
Fonte via
Fotos via
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
Como é o sol da meia-noite na Islândia?
Dirigindo pela Islândia: reunimos nossas melhores fotos da estrada
Vivendo no paraíso: conheça o guia de auroras boreais Runólfur Hauksson
Dicas básicas de como tirar boas fotos em suas viagens
Deixe seu cometário