9 dicas para economizar durante suas viagens

Poder viajar gastando o mínimo é o sonho de todo viajante. Na verdade, é muito comum vermos pessoas desistindo dos sonhos de viajar porque a conta está sempre no limite. Nós, por exemplo, demoramos um bom tempo para tirar nossos planos do papel e transformá-los em realidade e só conseguimos fazer isso graças a algumas medidas que tomamos tanto para economizar antes de viajar quanto para continuarmos economizando durante nossa viagem.

Pois bem, são dicas básicas, mas que farão muita diferença durante suas viagens, confira:

1. Escolha um destino barato.

Sempre tem aqueles destinos clichês que sonhamos conhecer, mas infelizmente, acrescentá-los em uma viagem econômica não é uma boa idéia. É sempre bom fazer uma pesquisa antes de viajar, para descobrir se o destino escolhido possui alimentação e hospedagem barata.

2. Viaje durante a baixa temporada

Para viajar com freqüência, uma dica valiosa é aprender a aproveitar a baixa temporada, pois a diferença de preço para a alta temporada é bem significativa. Por exemplo: já percebeu o quanto é caro ir para a praia no verão e o quanto é difícil encontrar pousadas disponíveis nessa época? Até mesmo a tabela de preços é diferente durante o verão e as outras estações do ano. Evite os feriados prolongados e os finais de ano, pois esses podem fazem com que desembolsemos quantias desnecessárias. Caso não haja outra alternativa e você realmente precise viajar nessas épocas, compre suas passagens com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência, como ensinamos aqui.

3. Visite atrações gratuitas

Várias cidades possuem passeios e museus gratuitos e uma boa pesquisa antes de fazer as malas pode te ajudar a salvar uma boa grana. Nesse post aqui mostramos várias cidades ao redor do mundo que disponibilizam tours gratuitos. Em Londres, por exemplo, há inúmeros museus e galerias para visitar de graça. Prefira sempre as atrações gratuitas, afinal, você provavelmente já estará gastando com alimentação e hospedagem.

4. Fique hospedado em um hostel

Nada de hotéis caros! Em uma viagem “low budget” não há espaço para eles. Se hospedar em hostel sai barato e na maioria das vezes a diária sai por cerca de R$40 ou R$ 50,00 em quarto coletivo. Além de ser uma opção bem econômica, também dá a oportunidade de conhecer pessoas de diversos lugares do mundo e fazer novas amizade. O ambiente desses lugares costumam ser bem descolados, limpos e com wi-fi.

5. Alugue uma bicicleta

O uso de bicicletas está crescendo cada vez mais e isso é muito bom, pois não polui e ainda ajuda quem usa a manter um estilo de vida mais saudável. As grandes cidades ao redor do mundo já aderiram às bicicletas e em algumas delas você pode até mesmo alugá-las. Em alguns lugares, inclusive, até mesmo os hostels oferecem esse tipo de serviço aos hóspedes.

6. Prepare suas próprias refeições

Para quem fica hospedado em hostel é mais fácil ainda, já que esses lugares geralmente disponibilizam uma cozinha para que os hóspedes preparem suas próprias refeições. Em alguns lugares, como no leste europeu por exemplo, os restaurantes possuem preços razoáveis, mas em outros, como nos países nórdicos, comer em restaurantes está fora de cogitação. Essa é uma alternativa simples e que ajuda a dar uma boa segurada nas economias.

7. Não faça compras

Deixe em casa o seu lado consumista, mantenha seu foco nas coisas novas que você vai conhecer e nos lugares que você vai visitar. Ir às compras durante a viagem pode, além de fazer mal pro bolso, prejudicar a bagagem e aí no final você vai ter que arcar com um belo custo por excesso de bagagem. Se quer comprar lembrancinhas, deixe pro final da viagem e compre o mínimo possível.

8. Use transporte público

Usar o transporte público é uma ótima forma de economizar, já que na maioria dos países usar táxi sai muito mais caro. Nos países europeus, por exemplo, o transporte público é muito bem estruturado e te leva para todos os cantos das cidades. Nem precisa dizer o quanto isso ajuda na hora de economizar, né?

9. Evite baladas

E, caso não consiga evitar, vá o mínimo possível. Fique de olho nas promoções das baladas e bares e prefira os dias em que a entrada é gratuita. Em alguns países, as bebidas costumam sair mais caras do que estamos acostumados, fazendo com que tenhamos um baita prejuízo depois, portanto, só vá se você realmente não pode ficar sem.

Sabe de alguma outra dica que não falamos aqui? Compartilhe com a gente!

Fonte: Skyscanner

Fotos: 1. (capa) imgkid.com 2. Telegraph UK 3. NY Times 4. Wikipedia

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Como conseguir passagens aéreas baratas

As 10 melhores profissões para quem ama viajar

Tour gratuito: confira quais cidades oferecem esse tipo de serviço

15 dicas básicas para facilitar sua viagem

Destaques,Dicas,Listas Bruna Sturzbecher 23 abr 2015

Deixe seu cometário