10 desertos para visitar ao redor do mundo

Ao pensar na palavra “deserto“, tudo o que vem na cabeça é areia, sol escaldante e temperaturas elevadas, não é mesmo? Desertos costumam ser tão vastos que há quem evite esse tipo de destino por medo de se perder. Mas, muito mais que isso, o mundo está cheio de desertos incríveis, com paisagens de tirar o fôlego e que valem qualquer esforço. Quer um exemplo? Aqui vão 10:

1. Painted Desert, EUA

Não é à toa que o nome significa “deserto pintado”. Situado no Parque Nacional do Grand Canyon, seus tons coloridos e formações rochosas são o que mais chamam a atenção, frutos da grande quantidade de minerais encontrados na região.

2. Pinnacles Desert, Austrália

Esse deserto possui algo que nenhum outro deserto possui: formações pontiagudas na areia, fenômeno que nem mesmo os geólogos são capazes de explicar!

3. Salar de Uyuni, Bolívia

Dentre as várias maravilhas que a Bolívia tem, o Salar de Uyuni é um dos mais procurados entre os turistas, por ser o maior deserto de sal do mundo, com dez bilhões de toneladas de sal. Ele é ainda mais impressionante nas épocas de chuva, logo após o verão, quando sua superfície se transforma em um verdadeiro espelho, em conseqüência do acúmulo de água.

4. Deserto do Atacama, Chile

Com temperaturas que vão de 0 a 40 graus em um só dia, o Atacama é o deserto mais árido e mais alto do mundo e seu território vai do Chile até o Peru. Ele é muito procurado por turistas que buscam atividades como trekking, montanhismo e outros esportes radicais.

5. Lençóis Maranhenses, Brasil

Até mesmo no nosso país é possível admirar um deserto! Suas dunas brancas e lagoas cristalinas, que surgem logo após a estação de chuvas, dão ao local uma beleza imensurável. Não é à toa que o Maranhão é um destino tão procurado pelos turistas brasileiros!

6. Thar, Índia

Thar é exatamente aquele deserto clássico que temos em mente: muita areia e calor por quilômetros e quilômetros. Situado próximo à fronteira com o Paquistão, ele também é conhecido como “o Grande Deserto“.

7. Saara

Por ser o maior, mais quente e mais famoso deserto do mundo, o Saara é também muito procurado entre turistas do mundo inteiro. Suas dunas chegam até 180 metros de altura, em conseqüência dos ventos freqüentes. Ele fica no norte da África e passa pela Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Tem o tamanho da Europa e é maior do que países continentais como o Brasil e a Áustrália, por exemplo.

8. Deserto de Gobi, Mongólia

Sem dúvida um dos lugares mais incríveis do mundo, pois nele é possível encontrar areia, cascalho, vegetação e até um glaciar que resiste às altas temperaturas. Também é famoso por abrigar restos mortais de dinossauros, que foram descobertos no início do século passado. Fica na divisa entre a Mongólia e a China.

9. Deserto da Arábia

O Deserto da Arábia está sempre nos roteiros dos turistas que vão até os Emirados Árabes, pois fica próximo à cidades como Dubai, por exemplo. Com pouco mais de 2 mil quilômetros de extensão, o deserto também passa pela Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque, Kuwait, Qatar e Iêmen.

10. Chihuahua, México

Esse deserto se divide entre o México e os Estados Unidos e é o segundo maior deserto da América do Norte. Uma dica é visitar esse deserto após a estação das chuvas, que terminam em setembro.

 

Fonte: Skyscanner

Fotos: 1 e 2. Wikipedia 3. phactual.com 4. natureflip.com 5. wanderingtrader.com 6. buzzpickers.com 7 e 8. National Geographic 9. dubaisightseeing.net 10. summitpost.org

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

11 cidades medievais da Europa que te farão viajar no tempo

15 praias exóticas para conhecer ao redor do mundo

22 lugares que você não vai acreditar que existem

Os 15 lugares que você precisa conhecer na América do Sul

Os 20 lugares mais coloridos do mundo

África,América do Norte,América do Sul,Ásia,Destaques,Dicas,Listas,Natureza,Oceania Bruna Sturzbecher 10 jul 2015

Deixe seu cometário